sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Sistema Nervoso


Função do Sistema Nervoso

O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas, bem como as condições reinantes dentro do próprio corpo e elaborar respostas que adaptem a essas condições.

A unidade básica do sistema nervoso é a célula nervosa, denominada neurônio, que é uma célula extremamente estimulável; é capaz de perceber as mínimas variações que ocorrem em torno de si, reagindo com uma alteração elétrica que percorre sua membrana. Essa alteração elétrica é o impulso nervoso.

As células nervosas estabelecem conexões entre si de tal maneira que um neurônio pode transmitir a outros os estímulos recebidos do ambiente, gerando uma reação em cadeia.

Neurônios: células nervosas
Um neurônio típico apresenta três partes distintas: corpo celular, dentritos e axônio.

No corpo celular, a parte mais volumosa da célula nervosa, se localiza o núcleo e a maioria das estruturas citoplasmáticas.

Os dentritos (do grego dendron, árvore) são prolongamentos finos e geralmente ramificados que conduzem os estímulos captados do ambiente ou de outras células em direção ao corpo celular.

O axônio é um prolongamento fino, geralmente mais longo que os dentritos, cuja função é transmitir para outras células os impulsos nervosos provenientes do corpo celular.

Os corpos celulares dos neurônios estão concentrados no sistema nervoso central e também em pequenas estruturas globosas espalhadas pelo corpo, os gânglios nervosos. Os dentritos e o axônio, genericamente chamados fibras nervosas, estendem-se por todo o corpo, conectando os corpos celulares dos neurônios entre si e às células sensoriais, musculares e glandulares.

Células Glia

Além dos neurônios, o sistema nervoso apresenta-se constituído pelas células glia, ou células gliais, cuja função é dar sustentação aos neurônios e auxiliar o seu funcionamento. As células da glia constituem cerca de metade do volume do nosso encéfalo. Há diversos tipos de células gliais. Os astrócitos, por exemplo, dispõem-se ao longo dos capilares sanguíneos do encéfalo, controlando a passagem de substâncias do sangue para as células do sistema nervoso. Os oligodendrócitos e as células de Schwann enrolam-se sobre os axônios de certos neurônios, formando envoltórios isolantes.

Impulso Nervoso

A despolarização e a repolarização de um neurônio ocorrem devido as modificações na permeabilidade da membrana plasmática. Em um primeiro instante, abrem-se "portas de passagem" de Na+, permitindo a entrada de grande quantidade desses íons na célula. Com isso, aumenta a quantidade relativa de carga positiva na região interna na membrana, provocando sua despolarização. Em seguida abrem-se as "portas de passagem" de K+, permitindo a saída de grande quantidade desses íons. Com isso, o interior da membrana volta a ficar com excesso de cargas negativas (repolarização). A despolarização em uma região da membrana dura apenas cerca de 1,5 milésimo de segundo (ms).

O estímulo provoca, assim, uma onda de despolarizações e repolarizações que se propaga ao longo da membrana plasmática do neurônio. Essa onda de propagação é o impulso nervoso, que se propaga em um único sentido na fibra nervosa. Dentritos sempre conduzem o impulso em direção ao corpo celular, por isso diz que o impulso nervoso no dentrito é celulípeto. O axônio por sua vez, conduz o impulso em direção às suas extremidades, isto é, para longe do corpo celular; por isso diz-se que o impulso nervoso no axônio é celulífugo.

A velocidade de propagação do impulso nervoso na membrana de um neurônio varia entre 10cm/s e 1m/s. A propagação rápida dos impulsos nervosos é garantida pela presença da bainha de mielina que recobre as fibras nervosas. A bainha de mielina é constituída por camadas concêntricas de membranas plasmáticas de células da glia, principalmente células de Schwann. Entre as células gliais que envolvem o axônio existem pequenos espaços, os nódulos de Ranvier, onde a membrana do neurônio fica exposta.

Nas fibras nervosas mielinizadas, o impulso nervoso, em vez de se propagar continuamente pela membrana do neurônio, pula diretamente de um nódulo de Ranvier para o outro. Nesses neurônios mielinizados, a velocidade de propagação do impulso pode atingir velocidades da ordem de 200m/s (ou 720km/h ).

Sistema Nervoso

Divisão

Partes

Funções gerais

Sistema nervoso central (SNC)

EncéfaloMedula espinal

Processamento e integração de informações

Sistema nervoso periférico (SNP)

NervosGânglios

Condução de informações entre órgãos receptores de estímulos, o SNC e órgãos efetuadores (músculos, glândulas...)

Sinapses: transmissão do impulso nervoso entre células

Um impulso é transmitido de uma célula a outra através das sinapses (do grego synapsis, ação de juntar). A sinapse é uma região de contato muito próximo entre a extremidade do axônio de um neurônio e a superfície de outras células.

Estas células podem ser tanto outros neurônios como células sensoriais, musculares ou glandulares.

As terminações de um axônio podem estabelecer muitas sinapses simultâneas.

Na maioria das sinapses nervosas, as membranas das células que fazem sinapses estão muito próximas, mas não se tocam. Há um pequeno espaço entre as membranas celulares (o espaço sináptico ou fenda sináptica).

Quando os impulsos nervosos atingem as extremidades do axônio da célula pré-sináptica, ocorre liberação, nos espaços sinápticos, de substâncias químicas denominadas neurotransmissores ou mediadores químicos, que tem a capacidade de se combinar com receptores presentes na membrana das célula pós-sináptica, desencadeando o impulso nervoso. Esse tipo de sinapse, por envolver a participação de mediadores químicos, é chamado sinapse química.

Os cientistas já identificaram mais de dez substâncias que atuam como neurotransmissores, como a acetilcolina, a adrenalina (ou epinefrina), a noradrenalina (ou norepinefrina), a dopamina e a serotonina.

Impulso Nervoso

Sinapses Neuromusculares

A ligação entre as terminações axônicas e as células musculares é chamada sinapse neuromuscular e nela ocorre liberação da substância neurotransmissora acetilcolina que estimula a contração muscular.

Sinapses Elétricas

Em alguns tipos de neurônios, o potencial de ação se propaga diretamente do neurônio pré-sináptico para o pós-sináptico, sem intermediação de neurotransmissores. As sinapses elétricas ocorrem no sistema nervoso central, atuando na sincronização de certos movimentos rápidos.

Opinião do Grupo

A opinião do grupo fica pela nossa idéia que o sistema nervoso é os sistema do corpo que interage com todas as parte do corpo.

Fonte:http://www.webciencia.com/11_29nervoso.htm




Paladar e olfato

Paladar e olfato

O olfato é o mais primitivo dos cinco sentidos, uma vez que o rinencéfalo (rhino, nariz, en, dentro, cephalos, cabeça), que contém as estruturas responsáveis pelas sensações do olfato e do paladar e pelo controle de funções vegetativas, faz parte do paleocéfalo. Diretamente associados ao sistema límbico, que controla as respostas emocionais do indivíduo, os odores promovem reações instintivas muito fortes – normalmente respostas binárias, como sim ou não (atração ou repulsão). O olfato é menos desenvolvido nos humanos do que em outros animais, como os cães, que por isso são empregados na detecção de substâncias químicas proibidas em locais públicos e em meios de transporte.
O paladar é o sentido do sabor dos materiais que entram em contato com as papilas gustativas localizadas na língua. É um sentido extremamente associado ao olfato; muitas vezes, quando estamos com esse sentido comprometido (por exemplo, durante uma gripe), fica alterada a sensação do sabor dos alimentos. Tanto o olfato quanto o paladar podem ser classificados como sentidos químicos, porque ocorre uma interação direta entre as substâncias químicas e os receptores presentes no nariz e na língua.

Opinião do Grupo em forma de desenho


Visão

Data- 27/11/09
Grupos- 8A e 9C


Visão



CINCO SENTIDOS - Visão, Audição, Paladar, Tato e Olfato O corpo humano é dotado de cinco sentidos (capacidades) que lhe possibilita interagir com o mundo exterior (pessoas, objetos, luzes, fenômenos climáticos, cheiros, sabores, etc). Através de determinados órgãos do corpo humano, são enviadas ao cérebro as sensações, utilizando uma rede de neurônios que fazem parte do sistema nervoso.


CINCO SENTIDOS - Visão, Audição, Paladar, Tato e Olfato

Visão

É a capacidade de visualizar objetos e pessoas. O olho capta a imagem e envia para o cérebro, para que este faça o reconhecimento e interpretação.

Audição

É a capacidade de ouvir os sons (vozes, ruídos, barulhos, músicas) provenientes do mundo exterior. O ouvido capta as ondas sonoras e as envia para que o cérebro faça a interprestação daquele som.

Paladar

Este sentido (capacidade) permite ao ser humano sentir o gosto (sabor) dos alimentos e bebidas. Na superfície de nossas línguas existem milhares de papilas gustativas. São elas que captam o sabor dos alimentos e enviam as informações ao cérebro, através de milhões de neurônios.

Tato

É o sentido que permite ao ser humano sentir o mundo exterior através do contato com a pele. Abaixo da pele humana existem neurônios sensoriais. Quando a informação chega ao cérebro, uma reação pode ser tomada de acordo com a necessidade ou vontade.

Olfato

Sentido relacionado à capacidade de sentir o cheiro das coisas. O nariz humano possui a capacidade de captar os odores do meio externo. Estes cheiros são enviados ao cérebro que efetua a interpretação.


Opnião Do Grupo

Nossa opnião é se não existise visão, audição, palada, olfato e tato não iamos conseguir sentir o cheiro das coisa não iriamos ouvir não iriamos sentir sabores das coisas e não conseguiriamos ver nada.


CINCO SENTIDOS - Visão, Audição, Paladar, Tato e Olfato

Locomoção

Data- 27/11/09
Grupos- 8A E 9C



Locomoção



O ser humano, como a maioria dos animais, é dotado de mobilidade. Pode deslocarse de um lugar para o outro á procura de alimento, mover-se para trabalha, diverti-se e comunicar-se com seus semelhantes. Essa mobilidade depente do trabalho em conjunto de dois tipos de órgão subordinados ao sistema nervoso: ossos e músculos estriados esqueléticos.
O ossos são os órgãos passativos do movimento,e os músculos estriados esqueléticos, os órgãos ativos.


Ossos e esqueletos

No nosso corpo, os ossos constituem um tecido vivo. Eles formam o esqueletos. Este dá forma ao corpo, protege os órgãos vitais e proporciona um sistema de alavancas, movidas pelos músculos, que possibilita os mivimentos.
http://www.afh.bio.br/sustenta/img/cranio.gif


Descrição do esqueleto humano


O esqueleto humano tem 206 ossos que se distribuem pela cabeça, pelo pescoço, pelo tronco e pelos membros superiores e inferiores.
Na cabeça, encontram-se os ossos que formam o crânio e a face. A mandíbula é o único osso móvel da cabeça.
Os ossos que sustentam o tronco com seus órgãos formam a coluna vertebral e a caixa torácia.
A coluna vertebral é o eixo de sustentação do corpo, formada pela superposição de ossos curtos, as vértebras. Ela mede cerca de 75 cm de comprimento no adulto e é subdividida em regiões cervical, torácia, lombar, sacra e ecoccígea.

http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/banco_objetos_crv/%7B86BA7298-A679-43EB-B8F8-9515427B7FB1%7D_mc_fig2.JPG

Opnião Do grupo

Nós entendemos que a mobilidade ser para nós seres humanos se movimenta, trabalha, diverti-se, trabalha e comunicar-se com nossos semelhantes.E essas mobilidades depente do trabalho que nós vamos fazer e eles tem dois conjunto de orgão que e o subordinado ao sistema nervoso: que são os ossos, músculos, estrias e esqueléticos.

Sistema urinário

Sistema urinário

O sistema urinário humano é formado pelos seguintes órgãos: rins (2), ureteres (2), bexiga (1) e uretra (1)

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEioQDEdDA9cTN8DBCM3Xne-mnfeCBbH1DchAgUZ4KE3qt0b80nov-5u4GpcPGN6NXo6Bs3asvwI_qTkpe1EH2qFNG56LELkrzmXvLi47xE1lM1IZOOzhbaxupRT8yR45ZaNCQEUIhdzgw/s320/rins2.jpg http://revistaemquestao.files.wordpress.com/2009/07/medicina-sistema-urinario.jpg

Rins

Os rins são dois órgãos vermelho-escuros, situados na região lombar da cavidade abdominal. Eles tem a forma de um feijão, com tamanho aproximado de 12 cm. Em cada rim, a borda interna concava constitui o hilo renal. Pelo hilo renal passam a artéria renal, a veia renal e o ínicio do ureter, canal de escoamento da urina.
Cada rim é um conjuto de muitíssimo túbulos que filtram o sangue. Esses túbulos são denominados néfrons e constituem as unidades funcionais dos rins. Calcula-se que cada rim possui cerca de 1 milhão de néfrons.

Opinião do grupo

Na nossa opinião como podemos ver o rim ele é como um forma de um feijão que tem um tamanho de 12 cm e nos rins de encontram glandulas supra-renal.

Vasos Sanguíneos

Vasos Sanguíneos
A distribuição do sangue no organismo é feita por uma rede extremamente ramificada de vasos.Esses vasos são divididos em tres categorias:artérias, veias e capilares.
As artérias são vasos pr meio dos quais o sangue sai do coração.Ramificam-se em vasos de menor calibre, constituindo as artérias. Tem paredes suficientemente resistentes e alásticas para suportar a pressão exercida pelo sangue.
A pricinpal artéria é aorta, que sai do ventrículo esquerdo do coração e se ramifica em astérias de menor calibre que se dirigem para os diferentes órgãos.
As veias são vasos que trazem o sangue para o coração. Internamente são providas de valvas que impedem o refluxo do sangue. Como as artérias, também se ramificam em vasos de menor calibre, as venulas. Tem paredes mais finas que as artérias, porém seu diametro interno é maior

Opinião do grupo em forma de desenho

http://cnaturais9.files.wordpress.com/2008/05/vasos-sanguineos.jpg

Evolução dos seres vivos

Grupo-9C e 8A

Evolução dos seresa vivos
O que é a evolução?

Evolução é o processo através no qual ocorrem as mudanças ou transformações nos seres vivos ao longo do tempo, dando origem a espécies novas.
Evidências da evolução
A evolução tem suas bases fortemente corroboradas pelo estudo comparativo dos organismos, sejam fósseis ou atuais. Os tópicos mais importantes desse estudo serão apresentados de forma resumida.
Homologia e analogia

Por homologia entende-se semelhança entre estruturas de diferentes organismos, devida unicamente a uma mesma origem embriológica. As estruturas homólogicas podem exercer ou não a mesma função.
O braço do homem, a pata do cavalo, a asa do morcego e a nadadeira da baleia são estruturas homólogicas entre si, pois todas têm a mesma origem embriológica. Nesses casos, não há similaridade funcional.
Ao analisar, entretanto, a asa do morcego e a asa da ave, verifica-se que ambas têm a mesma origem embriológica e estão, ainda associadas á mesma função.
A homologia entre estruturas de 2 organismos diferentes sugere que eles se originaram de um grupo ancestral comum, embora não indique um grau de proximidade comum, partem várias linhas evolutivas que originaram várias espécies diferentes, fala-se em irradiação adaptava.
Homologia
Mesma origem embriológica de estruturas de diferentes organismos, sendo que essas estruturas podem ter ou não a mesma função. As estruturas homólogas sugerem ancestralidade comum.
A analogia refere-se à semelhança morfológica entre estruturas, em função de adaptação à execução da mesma função.
As asas dos insetos e das aves são estruturas diferentes quanto à origem embriológica, mas ambas estão adaptadas à execução de uma mesma função: o vôo. São , portanto, estruturas análogas.
As estruturas análogas não refletem por si sós qualquer grau de parentesco. Elas fornecem indícios da adaptação de estruturas de diferentes organismos a uma mesma variável ecológica. Quando organismos não intimamente aparentados apresentam estruturas semelhantes exercendo a mesma função, dizemos que eles sofreram evolução convergente.
Ao contrário da irradiação adaptativa ( caracterizada pela diferenciação de organismos a partir de um ancestral comum. dando origem a vários grupos diferentes adaptados a explorar ambientes diferentes.) a evolução convergente ou convergência evolutiva é caracterizada pela adaptação de diferentes organismos a uma condição ecológica igual. assim, as formas do corpo do golfinho, dos peixes, especialmente tubarões, e de um réptil fóssil chamado ictiossauro são bastante semelhantes, adaptadas à natação. Neste caso, a semelhança não é sinal de parentesco, mas resultado da adaptação desses organismos ao ambiente aquático.

Analogia: semelhança entre estruturas de diferentes organismos, devida unicamente à adaptação a uma mesma função. São consideradas resultado da evolução convergente.

Órgãos vestigiais
Órgãos vestigiais são aqueles que, em alguns organismos, encontram-se com tamanho reduzido e geralmente sem função, mas em outros organismos são maiores e exercem função definitiva. A importância evolutiva desses órgãos vestiginais é a indicação de uma ancestralidade comum.
Um exemplo bem conhecido de órgão vestigial no homem é o apêndice vermiforme , estrutura pequena e sem função que parte do ceco ( estrutura localizada no ponto onde o intestino delgado liga-se ao grosso).
Nos mamíferos roedores, o ceco é uma estrutura bem desenvolvida, na qual o alimento parcialmente digerido á armazenado e a celulose, abundante nos vegetais ingeridos, é degradada pela ação de bactérias especializadas. Em alguns desses animais o ceco é uma bolsa contínua e em outros, como o coelho, apresenta extremidade final mais estreita, denominada apêndice. que corresponde ao apêndice vermiforme humano.
Órgãos vestigiais
Órgãos reduzidos em tamanho e geralmente sem função, que correspondem a órgãos maiores e funcionais em outros organismos. Indicam ancestralidade comum.
Embriologia comparada

O estudo comparado da embriologia de diversos vertebrados mostra a grande semelhança de padrão de desenvolvimento inicial. À medida que o embrião se desenvolve, surgem características individualizantes e as semelhanças diminuem. Essa semelhança também foi verificada no desenvolvimento embrionário de todos animais metazoários. Nesse caso, entretanto, quando mais diferentes são os organismos, menor é o período embrionário comum entre eles.
Opinião do Grupo
Na nossa opinião agente entendeu que da vez que um animal vai crescendo que dizer que esta se evoluindo exemplo: Para uma girafa alcançar seu alimento cada vez mais alto a girafa foi esticando o pescoço.

A Causa Ecológica

Data- 27/11/09
Matéria- Ciências
Grupos- 8A e 9C



A Causa Ecológica



A Causa ecológica é a da própria sobrevivência do ser humano e deve torna-se a causa de cada uma das pessoas. Várias medidas podem ser tomadas em casa, na escola, no trabalho e nas atividades socias em geral. Bastam a consciência ecológica e uma mudança de hábitos para que a agressão á natureza se reduza ou acabe.

Preservação do ambiente


O ser humano e parte da natureza a sua sobrevivência depende da preservação dela. O desenvolvimento científico e a tecnologia devem ser encarados como meios que podem ajudar o ser humano a viver melhor. Se a Ciência e a tecnologia nem sempre ajuda a humanidade a alcançar esse objetivo é porque ambas se desenvolvem dentro das sociedades humanas e são controladas para servir, muitas vezes, a intereses econômicos e políticos.
O Desnvolvimento da consciência ecológica, com a consequente mudança da hábitos, é o caminho para impedir a degração ambiental e o rebaixamento da qualidade da vida.
È preciso que se aprenda a resoeitar a biosfera, debaixo de considerar a natureza como uma fonte inesgotável de bens.
Medidas de preservação e cuidados com o ambiente podem ser tomadas pelos governos, pela sociedade como um e todo pelas pessoas consideradas individualmente. Em cada um desses níveis, três regras podem ser observadas: economizar, reciclar e respirar.
Economizar- Significa não somente reduzir gastos e popar dinheiro, mas também preserva os bens, diminuir o consumo de energia e busca alternativas menos poluentes.


http://www.riocaminhadas.com.br/dicas/figuras/decomposicao.gif


Reciclar- È sinônimo de reaproveitar ou reutilizar objetos e materias, como papel, papelão, vidro, lata e plásticos. Como são recicláveis, podem ser novamente processados e transformados em novo produtos.
A reciclagem representa economia de energia e de matéria-prima, além de diminuir a qualidade delixo.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgqmShE3DMC6YxwuGDGxjytEVuEFvg9l90DfbOs_OBGBOjxtO-MfTHTu7npwRQGOv5WYF6JwSU9SE2yZJ5wlY9HEPi1qCvzvL8jlxBQWrEvheHvDdgvywQDPeR6YfMP8LaLBV_GZKi202s/s400/coleta_seletiva01.jpg


Opnião Do Grupo: O grupo acha que se nós diminuir o consumo de energia e busca alternativas menos poluentes nós podemos ajudar o ambiente. Exemplo se nós joga apenas um papel ou alguma coisa só isso está poluindo a naruteza e nosso lazer então se fazer tudo cerdo nada disso acontecerar com a natureza não e o desmatamento das árvores.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Gravidez na Adolescencia

A gravidez precoce está se tornando cada vez mais comum na sociedade contemporânea, pois os adolescentes estão iniciando a vida sexual mais cedo. A gravidez na adolescência envolve muito mais do que problemas físicos, pois há também problemas emocionais, sociais, entre outros. Uma jovem de 14 anos, por exemplo, não está preparada para cuidar de um bebê, muito menos de uma família. Com isso, entramos em outra polêmica, o de mães solteiras, por serem muito jovens os rapazes e as moças não assumem um compromisso sério e na maioria dos casos quando surge a gravidez um dos dois abandona a relação sem se importar com as conseqüências. Por isso o número de mães jovens e solteiras vem crescendo consideravelmente. É muito importante que haja diálogo entre os pais, os professores e os próprios adolescentes, como forma de esclarecimento e informação.
Mas o que acontece é que muitos pais acham constrangedor ter um diálogo aberto com seus filhos, essa falta de diálogo gera jovens mal instruídos que iniciam a vida sexual sem o mínimo de conhecimento. Alguns especialistas afirmam que quando o jovem tem um bom diálogo com os pais, quando a escola promove explicações sobre como se prevenir, o tempo certo em que o corpo está pronto para ter relações e gerar um filho, há uma baixa probabilidade de gravidez precoce e um pequeno índice de doenças sexualmente transmissíveis. O prazer momentâneo que os jovens sentem durante a relação sexual transforma-se em uma situação desconfortável quando descobrem a gravidez.
É importante que quando diagnosticada a gravidez a adolescente comece o pré-natal, receba o apoio da família, em especial dos pais, tenha auxílio de um profissional da área de psicologia para trabalhar o emocional dessa adolescente. Dessa forma, ela terá uma gravidez tranqüila, terá perspectivas mais positivas em relação a ser mãe, pois muitas entram em depressão por achar que a gravidez significa o fim de sua vida e de sua liberdade.


opinião do grupo
Agente entendeu que os adolescente não pode fazer sexo cedo porque causa problema físico,emocionais e sociais.E que esses adolescentes não estão preparados para isso.

Variações Linguísticas

O modo de falar do brasileiro

Alfredina Nery

Toda língua possui variações linguísticas. Elas podem ser entendidas por meio de sua história no tempo (variação histórica) e no espaço (variação regional). As variações linguísticas podem ser compreendidas a partir de três diferentes fenómenos.

1) Em sociedades complexas convivem variedades linguísticas diferentes, usadas por diferentes grupos sociais, com diferentes acessos à educação formal; note que as diferenças tendem a ser maiores na língua falada que na língua escrita;

2) Pessoas de mesmo grupo social expressam-se com falas diferentes de acordo com as diferentes situações de uso, sejam situações formais, informais ou de outro tipo;

3) Há falares específicos para grupos específicos, como profissionais de uma mesma área (médicos, policiais, profissionais de informática, metalúrgicos, alfaiates, por exemplo), jovens, grupos marginalizados e outros, são as gírias.
Assim, além do português padrão, há outras variedades de usos da língua cujos traços mais comuns podem ser evidenciados abaixo.


Fonte:http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1693u60.jhtm

Opinião do Grupo

A opinião do grupo fica por conta do assunto , nós aqui na bahia temos vários tipos de gírias e variações liguísticas, basta sair na rua e você ouvi um: oxente, e aí parceiro, colé.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

A gonorréia


A gonorréia é causada por bactéria e é altamente contagiosa. A bactéria pode entrar no corpo através de qualquer abertura corporal (vagina, boca, reto).
Ela é na maioria das vezes transmitida através da relação sexual. Nos homens, a infecção normalmente começa na uretra (o canal por onde passa a urina). Nas mulheres, a bactéria normalmente infecta primeiramente o colo do útero. A bactéria pode infectar a garganta e o reto após sexo oral e anal.
Um bebê, cuja mãe tenha gonorréia, pode ter seus olhos infectados durante o nascimento ao passar pelo canal vaginal.


Você pode ter gonorréia sem ter nenhum sintoma evidente. Quando os sintomas existem, normalmente aparecem entre 2 e 10 dias após a infecção. Eles podem incluir:
- Sensação de queimação ou dor ao urinar
- Vontade freqüente de urinar
- Corrimento turvo e denso do pênis
- Corrimento vaginal turvo, amarelo com odor desagradável
- Dor de estômago (nas mulheres)
- Sangramento menstrual anormal
- Ânus ou reto inflamados (após relação sexual anal)
- Inflamação de garganta (após relação sexual oral)
- Dor no escroto ou testículos.
Se um bebê pegar gonorréia durante o nascimento, um ou ambos os seus olhos ficarão fortemente inflamados.


Muitas disfunções e doenças sexualmente transmissíveis podem causar sintomas similares aos da gonorréia. Para confirmar se tem gonorréia, seu médico examinará uma amostra do corrimento da uretra do pênis ou do colo do útero. A urina também pode ser testada com um novo exame chamado LCR.


A gonorréia é tratada através de antibióticos, ministrados tanto por via oral quanto por injeções. Devido ao fato de muitas pessoas com gonorréia terem chlamidya (outra doença sexualmente transmissível), talvez deva usar mais de um remédio para curar ambas as doenças. Diga ao médico se é alérgico a penicilina.


Os sintomas dependem de há quanto tempo tem a doença, há quanto tempo a infecção foi transmitida e se já teve a doença anteriormente.
Nos homens, se somente a uretra foi infectada, a gonorréia desaparecerá cerca de dois dias após o início do tratamento. No entanto, ainda que os efeitos tenham cessado, a medicação oral deverá ser tomada durante todo o tempo prescrito. Sem tratamento, a uretra pode apresentar cicatrizes acarretando em incapacidade de urinar normalmente ou esterilidade (incapacidade de conceber filhos).
Nas mulheres, se somente o colo do útero for infectado, a gonorréia desaparecerá cerca de dois dias após iniciado o tratamento. No entanto, ainda que os sintomas tenham cessado, a medicação oral deverá ser tomada durante todo o tempo prescrito. Sem tratamento, a bactéria pode se espalhar pelo útero, ovários e trompas de falópio, causando possivelmente esterilidade e doenças pélvicas inflamatórias (infecção nas trompas) e risco de gravidez tubária. Se a bactéria entrar na corrente sangüínea, multiplicar-se e espalhar-se, a gonorréia também pode causar artrite, febre, meningite e morte.

Opinião do grupo

A gonorréia é causado por uma bactéria que é altamente contagiosa e transmitida via sexo oral, anal ou vaginal.Nos homens esta infecção começa na uretra (canal por onde passa a urina), nas mulheres a infecção começa no colo do utero , a bacteria pode entrar por qualquer orificio do corpo.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Gonadotrofina Coriônica

A gonadotrofina coriônica é um hormônio glicoprotéico produzido pelas células do sinciciotrofoblastro da placenta. A sensibilidade do método por nós utilizado é de 2 ui/l. Tal sensibilidade pode permitir o diagnóstico precoce da gravidez, a partir do primeiro ou segundo dia de atraso menstrual, ou 12 a 16 dias após a concepção. As variações dos níveis de hcg são muito grandes, o que dificulta seu emprego para a avaliação de tempo gestacional. Normalmente, os níveis de hcg duplicam a cada 36/48 horas no ínicio da gestação. Nos casos de perda fetal, os níveis caem pela metade a cada 36/48 horas. Queda abrupta no seu nível pode indicar má evolução da gestação. Os únicos medicamentos que podem acarretar resultados falso-positivos são os baseados em hcg (pregnil, etc); já o uso de hormônios esteróides em geral não interfere no ensaio. O teste é positivo em praticamente 100% dos casos de gravidez ectópica. O hcg é um marcador de tumores trofoblásticos, testiculares e de outros tumores produtores de gonadotrofina coriônica.


Gonodotrofina Coriônica Humana

Os ensaios laboratoriais para o diagnóstico da gravidez dosam a gonadotrofina coriônica humana (HCG), que é um hormônio glicoprotéico produzido pelas células do sinciciotrofoblasto da placenta. A molécula de HCG é composta por duas subunidades: alfa e beta. A subunidade beta é a que confere a especificidade, uma vez que a subunidade alfa é comum a outros hormônios como o LH, o FSH e o TSH.
Essa é uma das razões para as variações passíveis de serem encontradas entre os diversos métodos para dosagem de HCG. A variação é menos significativa na gravidez normal e pode ser muito expressiva em gestações complicadas com aborto espontâneo, pré-eclâmpsia, doença trofoblástica, síndrome de Down e neoplasias do testículo, bexiga ou ovário. Nesses casos, a proporção de moléculas de HCG fragmentadas ou de fração beta livre pode ser muito maior.


http://fatioupassou.com/wp-content/uploads/2009/07/3509.JPG
Opinião do grupo

Agente entendeu que a gonadotrofina coriónica humana (HCG), uma hormona produzida durante a gravidez, pode ser utilizada para garantir a libertação de um óvulo, ou seja, para estimular a ovulação propriamente dita. Pode ser administrada a mulheres cujos folículos não atingem a maturidade ou cuja ovulação não ocorre durante o tratamento de fertilidade, a fim de determinar com maior precisão o momento da ovulação ou das ovulações.




sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Círculo e Circuferência-Os Quadriláteros

A circuferência:

Circuferência é a figura geométrica formada por todos os pontos de uma figura geométrica que mostra igualmente de um ponto fixo dessa figura geométrica . O ponto fixo é chamado circuferência.

O círculo :

A parte internada da circuferência é chamada círcu
lo



Os quadriláteros :

Todo o polígono de quatro lados é chamado quadrilátero.Temos doi tipós de quadriláteros:

Os paralelogramas:

Todo quadrilátero que tem lados opostos paralelos é chamado paralelograma:


Os trapézios :

Todo quadrilátero que tem apenas dois lados paralelos é chamado de trapézio:





Glândulas endócrinas

Glândulas endócrinas

Enquanto o sistema nervoso coordena e integra as funções de forma rápida e direta,as Glândulas endócrinas o fazem de forma lenta e indireta.Elas produzem substancias que são verdadeiros mensageiros químicos levados, por meio da circulação, a todas as partes do corpo. Essa substancia são os hormônios e vão agir sobre órgãos específicos denominados órgãos-alvos.As glândulas endócrinas não possuem canal de secreção; assim, o material secretado é lançado diretamente na corrente sanguínea. A secreção circula por todo o organismo, mas tem ação apenas sobre determinados órgãos.São glândulas endócrinas a hipófise, a tireóide, as paratireóides, as supra-renais e as gônadas (testículos e ovários). Ainda pode ser citado o pâncreas, por ser uma glândula mista com função exócrina e endócrina.

A imagem “http://orbita.starmedia.com/nightzone/images/biol_apendoc01.jpg” contém erros e não pode ser exibida.


A hipófise, situada no crânio, é considerada a glândula-mãe porque coordena inúmeras funções, agindo inclusive sobre outras glândulas. Ela produz diferentes tipos de hormônios, que controlam o crescimento, a excreção renal, as contrações do útero durante o parto, a produção de leite depois do parto e a atividade de outras glândulas, como a tireóide, os ovários, os testículos e as supra-renais. O controle sobre as outras glândulas se faz por um mecanismo denominado retro alimentação ou feedback, que consiste na capacidade de a hipófise responder as variações hormonais de outras glândulas.

Opinião do gurpo

A opinião do grupo é que o sistema endócrino e encarregado de fabricar os hormônios.







O Processo de industrialização e o trabalho

<>As transformações na produção<>

O Final da idade Média foi caracterizado pelo declínio do feudalismo, um sistema político-econômico apoiado em três pontos fundamentais: a relação social definida pelo trabalho do servo para o senhor feudal, a economia essencialmente rural e autosuficiente e o poder descentralizado.
Entre os fatores que contribuíram para o fim desse sistema estão o renascimento da atividade comercial e o desenvolvimento tecnológico.Com a evolução dos transportes, por exemplo, houve a possibilidade de um maior número de mercadores realizar o comércio o que de certa forma incentivou o aparecimento das cidades.
Nessa época, a produção nas pequenas cidades era familiar, o artesão era o dono da ofocina e das ferramentas e , geralmente, trabalhava só com a família em sua própria casa.

Em virtude do desenvolvimento comercial, os artesãos, e também os mercadores, formaram corporações próprias , dando início à organização econômica das cidades.Entre os artesãos, surgiram as corporacões de ofício, que tinham a finalidade de disciplinar a concorrência e adequar a produção, desde o estoque até o preço.
A partir da expansão do comércio do século XVI em diante, desnvolveu-se o capitalismo comercial, sistema ecônomico no qual existe a especialização na fabricação de determinado produto, possibilitando o cormércio de diferentes mercadorias em larga escala.
Com o passar do tempo, essa revolução comercial estimulou a passagem da forma de produção de artesanato para manufatura- a primeira forma tipicamente capitalismo de divisão de trabalho.
O local de trabalho deixou a ser a oficina.Em um galpão, os trabalhadores deveriam agora realizar as tarefas de modo integrado e sincrônico. Apesarde não abolir o trabalho artesanal, a manufatura introduziu um sistema de controle e regulação cronométrica que teve como consequência a aumento da produtividade.
As corporacões de ofício passaram a ser responsabilidade dos grandes mestres e abedeciam a uma hierarquia:
° o mestre-dono da oficina e quem dirigia a corporação e impunha a disiplina,
° o jarnaleiro- trabalhador assalariado;
° o aprendiz- que aprendia o ofício em troca de casa e comida

Essas corporações de ofício foram, na realidade, as primeiras fábricas nas quais as máquinas funcionavam com a ajuda das pessoas ou por tração animal.


Opinião do grupo:
A nossa opinião fica pelos direitos trabalhistas , nínguem se submeteria a tantas horas de trabalho, às condiçôes de trabalho e ao pequeno salário..http://www.planetaeducacao.com.br/novo/imagens/artigos/editorial/07-03-27_02.jpg

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Revolução Industrial

Revolução Industrial
Introdução A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra,
com a mecanização dos sistemas de produção. Enquanto na Idade Média o artesanato era a forma de produzir mais utilizada, na Idade Moderna tudo mudou. A burguesia industrial, ávida por maiores lucros, menores custos e produção acelerada, buscou alternativas para melhorar a produção de mercadorias. Também podemos apontar o crescimento populacional, que trouxe maior demanda de produtos e mercadorias.

Avanços da Tecnologia
O século XVIII foi marcado pelo grande salto tecnológico nos transportes e máquinas. As máquinas à vapor, principalmente os gigantes teares, revolucionou o modo de produzir. Se por um lado a máquina substituiu o homem, gerando milhares de desempregados, por outro baixou o preço de mercadorias e acelerou o ritmo de produção.
Opnião do Gupo
Na nossa opnião o avanço da tecnologia nos ultimo 10 anos foi grande. Hoje em dia possuímos internet imóvel sem fio.E antes os carros eram todos iguais,
mas hoje podemos ver que agora os carros são todos diferentes e bons.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Panta.no Mal Assombrado! - Parte 1

Agora vamos apresentar uma série de capitulos semanais sobre um grupo de amigos que desvenda mistérios que aterrorisão cidades e vilarejos ao redor de um pantano.

Numa boa manhã de terça-feira eles acordarão meio sem rumo os três amigos Marcelo, Lucas e Guilherme , estavão em busca de aventura.

Marcelo Diz: Poxa não tem nada pra fazer, faz um tempão que niguem reclama de uma assombração ou de coisa do tipo.
Guilherme Diz- Verdade.
Lucas no computador estava vendo alguma coisa na internet.
Lucas Diz: Achei Uma Coisa interessante aqui, diz que nesta cidade a uma maldição no pantano que todo dia 7 de novembro some 15 crianças que brincando se perdem do nada, dizem que a um bicho no pantano quem pega toda as crianças que brincam ao redor do pantano.

Lucas: Já temos o que fazer.
Guilherme:O que ?
Marcelo: O mistério do pantâno.



Guilherme então vamos nos arrumar, de noite iremos até o centro da cidade , para saber mais sobre alguma coisa.





n




Mais tarde na cidade os rapazes vão em busca de pistas sobre o tal mostro.

Eles passaram a noite numa casa abandonada:

Guilherme: Amanhã vamos ao cemitério em busca de defuntos.

Lucas: Eu que não ponho os pés lá.



o dia amanheceu e eles pegaram o carro e foram até a cidade para abastecer, chegando lá: Marcelo saiu do carro e foi até uma lanchonete tomar um café.

Marcelo: Bom dia, um café sem açucar por favor.

Garçonete: Só um momento, novo na cidade ?

Marcelo: Não de passagem.

Garçonete: Qual o teu nome?

Marcelo:Marcelo

Garçonete: Vem fazer o que na cidade?

Marcelo:Turismo

Gargonete: Turismo não tem nada pra se ver por essas bandas.

Marcelo:Soube de um monstro do pântano, coisa do tipo, fiquei curioso.

A garçonete fala alto e revoltada como se o rapaz tivesse a ofendendo:

Garçonete:Olha aqui não tem nada pra ver nessa cidade se não sai daqui agora vou chamar o delegado!!!!!!!!!!.

Marcelo: ta bom mas se acalme.

Marcelo saiu da lanchonete assustado , e preocupado com a reação da garçonete.

Guilherme: E ai como é a lanchonete?

Marcelo:Não entre lá não, a garçonete e louca, só foi falar no monstro e ela deu a louca , disse que iria chamar o delegado.

Guilherme: Não sei não acho que tem alguma coisa ai.

Lucas: tem alguma coisa?, tem muita coisa por trás disto.




Eles entraram no carro e foram em direção ao posto algum metros dali.

Guilherme: Que droga sem sinal de internet não vamos conseguir melhores informações sobre esse tal monstro.




Chegando ao posto eles sairam do carro. Marcelo foi em direção ao frentista.

Marcelo:Boa Tarde, você poderia botar 20 reais de gasolina pra mim por favor?

Frentista:Claro.

Marcelo: desculpe incomodar mas sou repórter de um programa de tv o QUE ESTRANHO, você poderia me informar pra onde vou para chegar ao cemitério.

Frentista: estranho, ninguém quer esta lá, mas vou lhe fazer esse favor siga 6km ao sul la vai encontra uma bifurcação na estrada você vira a esquerda e segue 5km.

Marcelo: muito obrigado, tenha um bom dia

Frentista : Obrigado mas ja passou do meio-dia boa tarde

Marcelo: boa tarde.



Marcelo e seus amigos entram no carro e seguem na direção indicada pelo frentista.

Revolução Farroupilha


Representação dos conflitos entre os farrapos e as tropas imperiais.


A revolução farroupilha durou 10 anos, em 1835 a 1845, e ocorreu no Rio Grande Do Sul e Santa Catarina .A guerra farroupilha ocorreu pelos altos impostos cobrados ao comercio.

Em 20 de setembro de 1835, os rio-grandenses, conhecido como farroupilhas , rebelaram-se e, comandados por Bento Gonçalves, conquistaram Porto Alegre, obrigando o presidente da provincia a fugir.

No ano seguinte os farroupilhas proclamaram a República Rio-Grandenses, com sede na vila de Pirantini.

Em 1839, os farroupilhas conquistaram Laguna, em Santa Catariana, e lá proclamaram a República Juliana. A conquista de Santa Catarina foi liderada pelo General Davi Canabarro e por Giuseppe Garibaldi.

Garibaldi surpreendeu as forças do governo que protegiam o litoral de Santa Catarina. Como os portos rio-grandenses estavam ocupados por navios da frota imperial, Garibaldi fez transporta seus navios por terro sobre carretas tocadas por bois de Porto Alegre até Laguna, em Santa Cartarina.

Em 1842, o governo central mandou para o Sul 12 mil soldados comandados por Luís Alves de Lima e Silva, futuro Duque de Caxias. Os soldados ocuparam os principais ponto onde os farroupilhas se abasteciam de cavalos, armas e munições. Ao mesmo tempo, Caxias ofereceu aos farroupilhas um acordo que atendia ás suas principais exigências. Mas o acordo definido, conhecido como''paz honrosa", só foi assasinado em 1845.

Por esse acordo, os gaúchos poderiam escolher seu presidente de província; os comandantes farroupilhas passariam para o exército brasileiro com os mesmos postos que ocupavam nas tropas rebeldes, o governo libertaria os escravos que lutaram nas tropas farroupilhas, o charque estrangeiro passaria a pagar 25% a mais de impostos. Em troca dessas vantagens, os rebeldes manteriam o Sul integrado ao Império.

Aviso Urgente

Gente por favor colabora aew!
Comente materias que vocês querem ver!

Agente posta ao seu interesse!